segunda-feira, 24 de junho de 2013

O PSB DE TAPES E OS NOVOS DESAFIOS


Temos visto e participado das mobilizações pelas ruas e a voz do povo que questiona todo o sistema político, questiona também a legitimidade dos Partidos. O saldo desta nova fase da democracia pode apontar para novos rumos e não sabemos ainda quais são. Mas podemos pensar que uma Nova Política possa ser uma reivindicação que sintetize boa parte dos anseios desta nova cidadania que surge no Brasil.

Esta Nova Política nada mais é do que a inovação das formas de como a população se organiza e disputa os rumos da sociedade e do Estado, em prol dos interesses da maioria. Não acredito que seja possível exercer a democracia sem partidos, mas sempre achei que a construção de uma Nova Política se viabilizaria pela transformação dos atuais partidos e o surgimento de novos que possam encampar a participação direta dos cidadãos, que possam trazer novas lideranças para o debate dos nossos rumos e, sobretudo, pelo exercício de um debate e de uma ação que sejam coletivos e que agreguem cada vez mais as verdadeiras lideranças da nossa sociedade. Conchavos, decisões de gabinetes, discursos vazios e o gasto de muito dinheiro em campanhas (comprando cabos eleitorais e votos) são as bengalas dos medíocres que hoje ocupam a grande maioria dos cargos eletivos (e públicos). Incompetentes e desonestos que insistimos em eleger para nos representar e para transformar as nossas necessidades em grandes frustrações.

Por tudo isso, quero pensar, junto a todos que nos acompanham nas ações de (re)organizar o Partido Socialista em Tapes desde o ano passado, que, em todos os passos que demos e nos passos maiores que iremos dar daqui para frente, já estávamos impulsionados pelos mesmos sentimentos e pelos mesmos anseios que ora colocam todo esse povo na rua. Estamos construindo cidadania, temos um propósito nobre e justo e seguiremos em frente cada vez com mais força e, se realmente estivermos no caminho correto, mais apoio. As manifestações populares não nos desviam deste caminho, apenas servirão para reafirmar nossas ideias e trazer mais gente para fortalecer a nossa luta!

Saudações socialistas!

Rafael Fernandes
Presidente do PSB de Tapes