segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

PSB realiza reunião do Diretório Municipal e oficializa pré-candidato a Prefeito


Ocorreu no dia 6 de fevereiro a Reunião do Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O encontro discutiu o Planejamento Estratégico do Partido para o período 2015-2016 e contou com extenso debate sobre como o PSB irá se organizar para enfrentar os desafios até o próximo pleito municipal. Segundo o Presidente do Partido, Rafael Fernandes, "o PSB tem uma Resolução Política e de Organização aprovada em dois Congressos, realizados em 2013 e em 2014, e que agora coube ao Partido avaliar quais as ações colocaria em prática para desenvolver o que está projetado. O PSB tem como objetivo priorizar a construção de um movimento político, mais amplo que o próprio Partido, que possa aproximar as pessoas do debate de ideias sobre a nossa cidade, então será natural que a sociedade exija um governo à altura deste desafio. Com este amplo diálogo com diversos setores, o PSB construirá um projeto para Tapes, baseado numa reforma administrativa que garantirá a eficiência dos serviços público e a melhoria da infraestrutura da cidade, devolvendo a capacidade de investimento perdida pelas últimas administrações e, o mais importante, realizará o planejamento estratégico do desenvolvimento das diferentes áreas, com forte engajamento da população, através de um processo de participação popular efetiva em todos os espaços de governo (Governança Cidadã), que abrirá a possibilidade de assembleias de moradores discutirem o orçamento, os investimentos, as obras, a qualidade dos serviços de saúde, de educação, a geração de empregos ,enfim todas as ações da Prefeitura. Queremos governar com o povo e não apenas para o povo".

Dentre as discussões sobre organização partidária, surgiu a proposta de lançamento imediato de uma pré-candidatura a Prefeito, fato que parte da Direção considerou precipitado. Após intenso debate, foi decidido por unanimidade que o consultor ambiental Rafael Fernandes será o pré-candidato dos socialistas. Com isso o PSB é o primeiro partido de Tapes a definir seu pré-candidato a Prefeito, um ano e meio antes do período das Convenções Eleitorais e passa a discutir seu Projeto para a Cidade tendo uma referência de quem será o interlocutor destas propostas junto aos eleitores nas eleições municipais.

Antes da reunião circulou entre os membros do Diretório Municipal um Questionário que incluiu algumas questões-chave sobre organização e estratégia partidária. Nele os membros do PSB, sem a necessidade de identificação, demonstraram que 88% entendem que o PSB deve lançar candidato próprio a Prefeito e uma chapa de candidatos a vereador e 12% que deve lançar somente candidatos a vereador e apoiar um candidato a Prefeito de outra sigla. Entre os candidatos possíveis, 70% citaram o Presidente do PSB, Rafael Fernandes, e os outros citados foram: Julio Wandan, Luiz Namur (Mano), Marcus Vinícius (este filiado ao PP) e a Vereadora Evânia (do PTB). Em outra pergunta, sobre os partidos que o PSB poderia fazer coligação em Tapes em 2016, 26% disseram preferir o PTB, 17% o PT, 13% o PP, 13% o PCdoB, 13% o PSOL, 8% o PMDB, 4% o DEM, 4% o PTN e 0% optaram por PRB, PR, PDT, PSDB e Solidariedade. As questões e o resultado das respostas, na íntegra, encontra-se abaixo.

Link para matéria publicada pela página do PSB Estadual RS (CLIQUE AQUI)


RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO DO PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO 2015-2016 (DIRETÓRIO MUNICIPAL)

1. Sobre a organização do PSB em níveis Estadual e Nacional, qual o grau de concordância em relação às políticas aplicadas/realizadas, coligações, apoio ao Governo Sartori, oposição ao Governo Dilma, candidatura própria em 2014, etc...
50% concordo parcialmente
20% concordo totalmente
20% discordo
10% não sabe/não opinou

2. Sobre o PSB de Tapes, como avalia a organização do Partido, o seu crescimento e o trabalho realizado:
73% razoável
27% bom
0% ruim
0% não sabe/não opinou

3. Para as eleições municipais de 2016, qual acha que deveria ser a posição do PSB:
88% lançar candidato próprio a Prefeito e vereadores
12% lançar somente candidato a vereadores e apoiar um candidato a Prefeito
0% lançar apenas um candidato a vereador e apoiar um candidato a Prefeito
0% não sabe/não opinou

4. No caso de lançar um candidato a Prefeito ou apoiar o candidato de outro partido, quem seria o melhor candidato próprio ou o apoiado:
Escreva o nome: 70% Rafael Fernandes (PSB)
Escreva o nome: 12% Marcus Vinícius (PP)
Escreva o nome: 6% Julio Wandan (PSB)
Escreva o nome: 6% Luiz Namur/Mano (PSB)
Escreva o nome: 6% Evânia (PTB)

5. Independente de qual/como seja escolhido o candidato a Prefeito, com qual(is) partido(s) o PSB poderia/deveria fazer coligações em Tapes (múltipla escolha):
26% PTB    
17% PT    
13% PP    
13% PCdoB  
13% PSOL
8% PMDB  
4% DEM
4% PTN
0% PRB, PR, PDT, PSDB e Solidariedade

6. O que o PSB deve defender como prioridade nas eleições de 2016 (múltipla escolha):
19% infraestrutura (ruas, praças, etc)
19% emprego
19% saúde
13% reforma administrativa      
8% educação    
5% esporte    
5% turismo
2% jovens
2% meio ambiente
2% segurança  
0% atração de indústrias    

7. Dados de interesse exclusivo de organização interna.

8. Qual segmento do Partido mais se enquadra:
50% Movimento Popular/Comunitário
26% Juventude
16% Mulheres  
8% Sindical  

9. Faz parte de alguma entidade, organização, clube, movimento social, etc..:
92% Sim
8% Não    

10. Dados de interesse exclusivo de organização interna.

11. Quais são as características mais importantes que o PSB de Tapes deve ter (múltipla escolha):
22% ter boas ideias e bons projetos para Tapes    
13% ter gente honesta/limpa  
9% ser um Partido em que todos são iguais
9% incentivar a cidadania  
9% ser socialista  
9% ter jovens
4% ser aberto ao diálogo com todos
4% ser ambientalista
4% ser um Partido que critica o Governo    
4% ser um Partido voltado para o Esporte
4% ser um Partido voltado para o social
0% ser um Partido voltado para a cultura

12. O que achou do Questionário:
92% bom  
8% razoável
0% ruim